Livro sobre desenvolvimento regional foi lançado pela UEMS de Ponta Porã
Fecha: 05-12-2016 5:52:32 | Visitas: 1323
PONTA PORÃ (Nivalcir Almeida): A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas de Produção (PPGDRS), em parceria com a Prefeitura Municipal de Ponta Porã, promoveu na noite de quarta-feira, (30), o lançamento do livro “Mato Grosso do Sul – Temáticas transversais para o desenvolvimento”.

A obra foi elaborada por alunos e professores do PPGDRS/UEMS e abarca os resultados de pesquisas realizadas por mestrandos da Turma 2015, alunos especiais, egressos, convidados externos e professores do Programa. O livro tem como organizadores o professor Dr. Fabricio Antonio Deffacci e os mestrandos Simone de Oliveira Rocha Cavalcante e Paulo Roberto da Silva.

Durante a solenidade o vice-reitor da UEMS, Laércio de Carvalho, classificou a solenidade realizada no centro Internacional de Convenções de Ponta Porã, como um “belo momento em que a UEMS contribui mais uma vez para apontar os caminhos que promovem desenvolvimento”. A obra que será distribuída para as bibliotecas de diversas instituições de ensino no estado, principalmente entre as 17 unidades da UEMS, segundo ele, se constitui numa fonte importante a ser colocada na pauta das grandes discussões sobre o desenvolvimento em Mato Grosso do Sul.

Laércio aproveitou para destacar as parcerias da UEMS com a Prefeitura de Ponta Porã e as demais instituições de ensino superior como a UFMS e o IFMS.

A secretária municipal de Educação, professora Marcia Cristina Ortiz, representou o prefeito Ludimar Novais na solenidade. Também participaram do evento o pró-reitor de administração e planejamento da UEMS, Márcio de Araújo Pereira, o coordenador do mestrado Carlos Zamberlan, as gerentes das unidades de Ponta Porã, Rosele Marques e de Amambai, Viviane Scalon Faccin, além dos organizadores do livro, professor Fabricio Defacci, Paulo Roberto da Silva e Simone de Oliveira Cavalcante.

As temáticas tratadas no livro, de acordo com os organizadores, abordam aspectos da agricultura familiar; associativismo e cooperativismo; políticas públicas e empreendedorismo; economia criativa; turismo e desenvolvimento; cultura e questões fronteiriças; direitos humanos e inclusão de povos indígenas; produção de erva-mate e competitividade setorial, todas as temáticas são abordadas com enfoque direcionado ao desenvolvimento do Estado de Mato do Grosso do Sul.

O coordenador do curso de mestrado, Carlos Zamberlan, disse que a obra será distribuída para bibliotecas de todo o estado. Segundo ele, trata-se de mais uma grande contribuição da UEMS, através do PPGDRS. “Nosso objetivo é atender as pessoas. Contribuir para que os moradores desta região encontrem soluções para os problemas e com isso serem felizes. E posso afirmar que é possível promover a melhoria da qualidade de vida da população desta região”, afirmou.



Buscador
Lo Ultimo